COOPERATIVISMO

O que significa cooperativismo?

Cooperativismo é a união de pessoas com objetivos comuns, na busca de soluções cooperadas e crescente bem-estar de seus membros, através dos valores de auto-ajuda, responsabilidade, democracia, igualdade, eqüidade e solidariedade.

"As cooperativas são o resultado concreto da mais avançada forma de organização social e econômica: o cooperativismo."(autor desconhecido)

O que é uma Cooperativa de Crédito?

Cooperativa de crédito é uma instituição financeira, autorizada e fiscalizada pelo Banco Central e integrante do Sistema financeiro Nacional.

Como cooperativa é uma sociedade de pessoas com forma e natureza jurídica próprias, de caráter civil, não sujeita a falência, constituída para prestar serviços financeiros e /ou bancários aos associados e a comunidade onde atua.

Princípios do Cooperativismo

Adesão voluntária;
Gestão democrática pelos membros;
Autonomia e independência;
Educação, formação e informação;
Intercooperação;
Interesse pela comunidade

Cooperativas de Crédito Mútuo

As cooperativas de crédito mútuo são sociedades de pessoas, portanto, não priorizam o capital, mas a participação e a mutualidade entre os membros. Seu objetivo principal é educativo e, ao mesmo tempo econômico, visando criar o hábito de economia sistemática, através de depósitos periódicos e regulares de seus cooperados, os quais se beneficiam de operações financeiras oferecidas pela cooperativa.

Vantagens da Cooperativa de Crédito

Reaplicação dos recursos captados na comunidade onde atua;
Atendimento diferenciado;
Valorização do associado;
Parceria com entidades representativas da categoria;
Participação nos resultados;
Participação na administração;
Política de taxas e tarifas;
Votar e ser votado.

COOPSERGS

A Coopsergs é uma cooperativa de crédito mútuo, com enquadramento de instituição financeira, portanto normatizada, fiscalizada e controlada pelo Banco Central.

A Coopsergs pode associar funcionários ativos, inativos, aposentados e pensionistas, funcionários da própria cooperativa, pais, cônjuge ou companheiro(a), viúvo(a) e dependentes legais de associados, além de pensionista de associado falecido.

Produtos e Serviços

Capitalização: Cotas mensais que possibilitam as operações dos cooperados e que contribuem para base financeira da cooperativa.

Empréstimos: Operações de crédito realizadas com recursos próprios ou de repasses, onde são oferecidas condições favoráveis aos servidores, em relação ao mercado financeiro. Atualmente, a modalidade oferecida é o crédito pessoal com valores concedidos com base no capital do cooperado, com as taxas bem abaixo das do mercado.