• Data: 2 Jul 2020
  • Visualizações: 86

COOPERATIVISMO

O que significa cooperativismo?

Cooperativismo é a união de pessoas com objetivos comuns, na busca de soluções cooperadas e crescente bem-estar de seus membros, através dos valores de auto-ajuda, responsabilidade, democracia, igualdade, eqüidade e solidariedade. 

"As cooperativas são o resultado concreto da mais avançada forma de organização social e econômica: o cooperativismo."(autor desconhecido) 

O que é uma Cooperativa de Crédito? 

Cooperativa de crédito é uma instituição financeira, autorizada e fiscalizada pelo Banco Central e integrante do Sistema financeiro Nacional.

Como cooperativa é uma sociedade de pessoas com forma e natureza jurídica próprias, de caráter civil, não sujeita a falência, constituída para prestar serviços financeiros e /ou bancários aos associados e a comunidade onde atua.

Princípios do Cooperativismo 

Adesão voluntária;
Gestão democrática pelos membros;
Autonomia e independência;
Educação, formação e informação;
Intercooperação;
Interesse pela comunidade 

Cooperativas de Crédito Mútuo 

As cooperativas de crédito mútuo são sociedades de pessoas, portanto, não priorizam o capital, mas a participação e a mutualidade entre os membros. Seu objetivo principal é educativo e, ao mesmo tempo econômico, visando criar o hábito de economia sistemática, através de depósitos periódicos e regulares de seus cooperados, os quais se beneficiam de operações financeiras oferecidas pela cooperativa. 

Vantagens da Cooperativa de Crédito 

Reaplicação dos recursos captados na comunidade onde atua;
Atendimento diferenciado;
Valorização do associado;
Parceria com entidades representativas da categoria;
Participação nos resultados;
Participação na administração;
Política de taxas e tarifas;
Votar e ser votado. 

COOPSERGS 

A Coopsergs é uma cooperativa de crédito mútuo, com enquadramento de instituição financeira, portanto normatizada, fiscalizada e controlada pelo Banco Central.

A Coopsergs pode associar funcionários ativos, inativos, aposentados e pensionistas, funcionários da própria cooperativa, pais, cônjuge ou companheiro(a), viúvo(a) e dependentes legais de associados, além de pensionista de associado falecido. 

Produtos e Serviços

Capitalização: Cotas mensais que possibilitam as operações dos cooperados e que contribuem para base financeira da cooperativa.

Empréstimos: Operações de crédito realizadas com recursos próprios ou de repasses, onde são oferecidas condições favoráveis aos servidores, em relação ao mercado financeiro. Atualmente, a modalidade oferecida é o crédito pessoal com valores concedidos com base no capital do cooperado, com as taxas bem abaixo das do mercado.



Informações


Palavra da Presidente

Para os servidores públicos do nosso estado, cuja esmagadora maioria recebe salários defasados, a COOPSERGS representa a chegada de algo novo, algo seu, que venceu todas as exigências legais e do Banco Central, se constituindo num instrumento próprio e democrático dos servidores.

Terezinha Arnoud Presidente da Coopsergs

Somos filiada à:

  • logo
  • logo
  • logo
  • logo
  • logo

Parceiros | Entidades:

  • logo
  • logo